Útera – Vivência de Ervas para o Feminino

Salve, salve povo de bem!

Dia 24 de setembro, sábado, o Eu Livre realiza a Útera – Vivência de Ervas para o Feminino. Durante uma manhã, das 8h às 12h30, iremos mergulhar na conexão com saberes ancestrais que todas nós herdamos. A atividade integra o projeto Becomposto, do Movimento Cultural Mercado Sul Vive, e será facilitada pelas educadoras Mariana Almeida e Keyane Dias.

Útera é uma vivência baseada em metodologias práticas da Pedagogia Griô, que coloca a identidade e a ancestralidade como pilares para qualquer processo de construção partilhada do conhecimento. Dessa forma, é voltada àquelas que desejam despertar o vínculo ancestral com as ervas e seus poderes medicinais que cuidam do nosso feminino.

Através de cantigas tradicionais, causos e práticas, caminharemos ao reencontro desses saberes. Juntas, vamos refazer os fios de nossas histórias, do conhecimento de nossas mães, avós e bisas, relembrando o que permanece vivo em nós. Durante a manhã, vamos semear um canteiro de ervas medicinais para o feminino nas hortas urbanas do Mercado Sul. No final, cada participante também leva uma muda pra plantar em casa ou onde quiser!

Vamos começar cedinho para semear o plantio!!!!


PROGRAMAÇÃO

  • Roda de identidade e ancestralidade
  • Plantio de mudas em hortas urbanas do Beco
  • Estudos, causos e prosas
  • Feitio do cinturão de ervas para a menstruação
  • Despedida


SERVIÇO

O quê? Útera – Vivência de Ervas para o Feminino
Onde? Mercado Sul (QSB 12/13 – Taguatinga Sul)
Que dia? Sábado, 24 de setembro
Que horário? das 8h às 12h30

Facilitação: Mariana Almeida e Keyane Dias
Organização: Becomposto e Eu Livre
Apoio: Mercado Sul Vive, Amuleto Ilustrações, Estúdio Gunga


INSCRIÇÃO

Para se inscrever, preencha o formulário online (clicando aqui), realize o pagamento da contribuição e envie o comprovante de depósito para o e-mail verdesenhora@gmail.com.

Contribuição: R$ 40
Telefones: 61 9.8546.6963 (Mari) ou 9.8575.8500 (Key)


SOBRE O BECOMPOSTO

O Becomposto é uma prática comunitária voltada para o desafio de construir relações prósperas entre seres humanos, animais e plantas no meio da cidade. Tal prática se insere no universo da Permacultura Urbana, de modo que o cinza que impera no urbano possa ser colorido pelos verdes do Cerrado. O projeto Becomposto foca em tecnologias sociais e diálogos que permitam construir essas relações de harmonia no contexto da comunidade do Mercado Sul de Taguatinga (DF), também conhecido como Beco da Cultura. A proposta, nascida no início de 2016, se soma a diferentes iniciativas já existentes de moradores que cultivam plantas (comestíveis, medicinais e/ou ornamentais) e realizam algum tipo de aproveitamento de resíduos orgânicos e de recicláveis.

flyerUTERA(1)

 

Categories: EVENTOS, PARCERIAS

Deixe uma resposta