Eu Livre

.
QUEM SOMOS

O Eu Livre é uma equipe de Educação em Saúde e Terapias Integrativas, formada por mulheres. Semeamos saberes e práticas culturais em saúde através de vivências, projetos, vídeos, diálogos e atendimentos terapêuticos.


O QUE FAZEMOS

A cada bater de asas desde que nasceu, em 2011, o Eu Livre foi descobrindo o caminho do seu fazer. A proposta do nosso trabalho é despertar o autoconhecimento e o autocuidado, a partir da ressignificação do conceito de Saúde. Trabalhamos integrando saberes de tradição oral com os conhecimentos “formais”, a educação popular com as terapias holísticas, a transmissão das ciências ancestrais com as novas tecnologias. Acreditamos na construção compartilhada dos saberes e no autocuidado como chaves para a saúde, autonomia e garantia dos direitos humanos.

Na travessia onde batemos nossas asas, reconhecemos o valor existente nos vários modos naturais de se relacionar com a saúde. Redescobrimos também nossas raízes, as práticas tradicionais do cuidado transmitidas, no fio do tempo, por mestras e mestres em diversos ofícios: benzedeiras, parteiras, raizeiros, rezadeiras, yoguis, griôs, pajés, mães de santo… Nesse caminho, voltamos nosso trabalho às terapias e práticas integrativas e culturais que fortalecem a saúde e a autonomia da mulher, envolvendo os ciclos femininos, a ginecologia natural, o gestar, o parir e o amamentar.


PORQUE FAZEMOS

As dinâmicas da sociedade moderna foram construídas com base no capital, no consumo, na indústria. Um ciclo lucrativo que nos distanciou da nossa natureza e construiu uma ilusória cultura da doença. Durante séculos, no Brasil e no mundo, esses sistemas sufocaram saberes ancestrais em saúde, atingindo principalmente as mulheres, com a violação de direitos e liberdades. Por outro lado, o conhecimento universal de um real sentido de bem-viver, fundamentado no legado das culturas tradicionais e dos ciclos da natureza, permanece vivo e aberto ao diálogo. Integramos mundos para nos afinar com a fonte viva que nos trouxe até aqui e que está em constante transformação.

Deixe uma resposta