Equipe

.
Mariana Almeida –  Coordenadora e Terapeuta
Mãe, doula e pesquisadora dos saberes tradicionais na saúde da mulher, é aprendiz do partejar. Estudou a milenar Medicina Tradicional Chinesa, pela ENAc (Escola Nacional de Acupuntura). Realiza atendimentos ao público feminino e infantil, com ferramentas como Acupuntura, Fitoterapia e Auriculoterapia. Media rodas e oficinas voltadas para os estudos da prática com as ervas em comunicação com os ciclos da mulher. Coordenadora e educadora no coletivo Eu Livre – Saúde e Cultura, escolheu aprender por meios não acadêmicos os saberes em saúde e corpo feminino. Presente em rodas, formações, rituais, seminários, feiras, terras e principalmente pessoas, compartilha o que aprende, vive e cura. Onde age como terapeuta, também aprende com cada útero. Com apenas 18 anos, formou-se como Técnico em Enfermagem, onde iniciou seu caminho na Saúde, atuando em postos da rede pública do Distrito Federal.

Keyane Dias – Terapeuta
Brasiliense, nascida em Taguatinga (DF). É massoterapeuta, reikiana, poeta e escritora. Está em formação como Terapeuta Ayurveda, pela Escola de Ayurveda. Aplica práticas integrativas em saúde unindo conhecimentos de cursos terapêuticos com a simplicidade da medicina popular vivenciada com mestrxs tradicionais pelos interiores do Brasil. Pratica Capoeira Angola e Yoga, observando nessas duas tradições as potencialidades entre corpo, mente e alma. Possui formações em Yoga Massagem Ayurvédica – Método Kusum Modak, Massagem Natural para Gestantes, Massagem Relaxante, Reiki Usui e Reiki da Ascenção, Fitoterapia, Aromaterapia e Permacultura. É também formada em Jornalismo e compartilha a escrita como ferramenta de autoconhecimento. Publicou três livretos independentes e escreve no blog www.aflora.art.br.

Ritta Caribé Pinho – Parteira e Educadora Perinatal
Mãe, avó, parteira tradicional e educadora perinatal. Iniciou seu caminho na tradição do cuidar e da parteria há mais de 20 anos, atuando como doula, educadora perinatal e professora de Yoga para Gestantes. Em 2012, foi iniciada como parteira na tradição, pela mestra griô Suely Carvalho. No ano seguinte, foi iniciada pela parteira mexicana Naolí Vinaver. É formada em Ciências Biológicas, com especialização em Saúde Perinatal e em Desenvolvimento do Bebê e da Criança – Ecologia dos Sistemas Humanos (Escuela Española de Terapia Reichiana). De 2004 a 2010, criou e coordenou em Brasília o Espaço Multidisciplinar Ventre Livre, acolhendo mulheres gestantes e mães. É mediadora de rodas de conversa mensais, oficinas, workshops, vivências e treinamentos sobre o gestar, o parir e o criar.

Juliana de Sant’Anna – Parteira e Educadora Perinatal
Filha do nordeste acolhida e encantada pelas belezas do Cerrado. Sua missão é ser parteira. Possui sua prática fundamentada nos saberes da medicina popular. No ano de 2010, foi iniciada na arte do partejar tradicional pela mestra griô Suely Carvalho. Através da fitoterapia, aromaterapia, respiração e do toque estuda caminhos para desenvolver consciência e autonomia para o cultivo de nossa própria saúde. Produtora de biocosméticos, banhos e chás. Possui formação em Reiki, Fisioterapia e Renascimento. Doadora de Deeksha e facilitadora de rodas de conversas semanais sobre o gestar, o parir e a vida.

Felipe Medeiros – Articuladora Social
Nascida no Rio de Janeiro, mas criada no Cerrado. Fez sua formação na Universidade de Brasília, em Antropologia. Atualmente, cursa mestrado em Políticas Públicas em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, pesquisando o trabalho das parteiras e os saberes populares. As Prosas Paridas são sua vivência, aprendizado e formação na caminhada da compreensão do universo do partejar. Com o olhar sensibilizado pela sua criação, sempre ao redor de muitas mulheres, entende que seu interesse pelas sabedorias femininas foi um presente de sua mãe, Elaine.

 

Deixe uma resposta